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08/07/2024
A tecnologia aplicada à scooter Honda X-ADV é de referência. Não é exagerado afirmar que ela reúne o que há de melhor na atual engenharia motociclística, com dotação comparável à de modelos muito sofisticados da Honda tais como a maxitrail CRF 1100L Africa Twin e a superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade.
Scooters de alta tecnologia fazem sentido atualmente, ainda mais por ser a X-ADV um modelo especial, pioneira de um novo segmento. Antes vistos apenas como veículos urbanos, a chegada da X-ADV inaugurou um novo filão, mostrando que as scooters podem ter um lado aventureiro, serem capazes de encarar terrenos que antes seriam só possíveis para as trail mais competentes.
Ao analisar a ficha técnica da Honda X-ADV confirma-se o uso de tecnologia diferenciada em todos os itens relevantes. Entre eles, um dos que mais se destaca é o quesito suspensões, especialmente a dianteira, uma sofisticada suspensão upside-down, mais comumente chamada de suspensão invertida, cuja aplicação é usual em motocicletas de alta performance.
A suspensão invertida tem os tubos externos – a parte de maior diâmetro – situada na parte superior, fixada às chamadas mesas, que estão próximas da coluna de direção. Já a parte de menor diâmetro – os tubos internos –, tem fixação junto ao eixo da roda, arranjo este – tubo externo no alto, tubo interno embaixo – que difere da solução mais comum, a suspensão convencional.
Qual a razão da Honda ter optado por equipar a X-ADV com uma suspensão invertida? A resposta já foi dada lá no primeiro parágrafo: pela escolha de fazer uma scooter altamente tecnológica. Porém, cabe explicar quais as vantagens práticas de uma suspensão invertida em comparação a uma suspensão dianteira convencional.
A suspensão invertida é indicada para uso em veículos de elevada performance, caso do X-ADV e seu potente motor de 750 cc. Por conta de sua arquitetura, a suspensão invertida é mais resistente a flexões decorrentes de frenagens fortes, tendo maior rigidez estrutural, uma vez que a parte mais resistente do conjunto – os tubos externos – estão fixados justamente onde atuam as maiores forças, a coluna de direção.
Outra vantagem da suspensão invertida é a diminuição de massas não suspensas, o que em termos físicos significa que a parte leve da suspensão dianteira, os tubos internos, é fixada no eixo da roda. A menor inércia decorre da maior leveza, o que melhora a capacidade da roda de “copiar” as irregularidades do terreno, e fazer a suspensão atuar com mais precisão.
A suspensão invertida acaba por proporcionar uma sensação de maior precisão na pilotagem, fator que é importante quanto mais alta for a performance de uma motocicleta ou scooter! Alguns acreditam que as suspensões invertidas deveriam equipar indiscriminadamente todas as motos (e scooters), no entanto, há razões para que isso não aconteça, a principal delas é o custo de fabricação mais elevado. Por outro lado, as suspensões do tipo convencional são mais apropriadas para modelos de desempenho moderado, por associarem custo de produção e manutenção mais baixos.
Enfim, como dito no início, a opção da Honda foi equipar a X-ADV de mais alta tecnologia, e neste contexto a suspensão invertida foi uma escolha coerente com as restantes dotações da X-ADV, tais como o câmbio DCT – Dual Clutch Technology, os modos de direção selecionáveis e muito mais.
Gosta da scooter X-ADV? Então, corra a concessionária mais próxima e conheça a versão 2024. Como dissemos, ela é um poço da melhor tecnologia Honda!
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